terça-feira, 6 de maio de 2014

E quanto aos 39 degraus?


          Alfred Hitchcock em 1935 lançou o filme “The 39 steps” ou “Os 39 Degraus” no Brasil, um dos grandes clássicos deste gênio que ao ter sua obra relida acaba sendo homenageado por um espetáculo que abre mão do suspense e se apropria da comédia.
          O espetáculo foi adaptado para o teatro por Simon Corble e Nobby Dimon em 1995, para ser interpretado por apenas 4 atores e em 2005, Patrick Barlow reescreveu o espetáculo dando mais dinâmica e reduzindo sua proporção cênica, mas ainda mantendo apenas 4 atores. Acabou ganhando os prêmios Tony de Melhor Iluminação e Melhor Sonoplastia sendo ainda indicado para os prêmios de melhor peça, melhor direção, melhor cenário e melhor figurino.
          Apenas baseado nisso já se tem uma proporção de como é este espetáculo, soma-se a isso a interpretação na montagem brasileira de Danton Mello, Paulo Goulart Filho, Henrique Stroeter e Rosanne Mulholland e tudo está pronto para mais de 1h30 de bons momentos de risadas e descontração.
          A conhecida direção de Alexandre Reinecke para os textos cômicos no teatro serve como uma afinação precisa de piadas, gags, e inúmeras menções aos trabalhos de Hitchcock que não passam despercebidos pelos fãs do mestre do suspense. Reinecke extrai dos atores o melhor que eles podem oferecer para a peça e tudo se resume a uma obra incrível.
          Apesar de todos os atores serem muito coesos em suas interpretações os destaques acabam nas mãos de Henrique Stroeter e Paulo Goulart Filho que juntos interpretam mais de 30 personagens, entre heróis, bandidos, figurantes, objetos, e por aí vai... Em alguns momentos tendo transições de personagens com menos de 2 segundos e dando conta de todos com ótimo timing para comédia.
          Para os apaixonados por teatro este espetáculo não pode passar despercebido, além de uma aula de atuação é um ótimo trabalho para ser admirado. 
          Numa escala de 0 a 10 o espetáculo alcança 9 e se torna imperdível. Em cartaz no teatro Itália a peça está com temporada em preços populares sendo R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Sessões as sextas às 21h30, sábados às 19h e 21h30 e domingos às 18h.